Os Preparativos Festivos para o Ano Novo Chinês

Olá, amantes da celebração! 🌏✨

O Ano Novo Chinês está se aproximando e estamos prestes a embarcar em uma jornada repleta de cores, tradições e festividades, pois nos preparamos para dar as boas-vindas ao Ano do Dragão! 🐉🎉

O Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês, também conhecido como o Festival da Primavera, é uma celebração grandiosa que marca o início do novo ano no calendário chinês lunar. O festival ocorre entre o final de janeiro e o início de fevereiro, coincidindo com a segunda lua nova após o solstício de inverno.

As festividades estendem-se por aproximadamente 15 dias, envolvendo tradições ancestrais que simbolizam renovação, prosperidade e boa sorte. Cada ano é associado a um dos doze animais do zodíaco chinês, e no dia 10 de Fevereiro de 2024,  adentraremos o ano do Dragão, uma criatura mítica que representa poder, coragem e sucesso!

As celebrações incluem rituais de limpeza, reuniões familiares, banquetes festivos e espetáculos coloridos, culminando em uma deslumbrante exibição de fogos de artifício para afastar os maus espíritos e dar as boas-vindas à fortuna no novo ciclo.

Os Preparativos para o Festival

Sendo a data mais importante do calendário chinês, diversas preparações já estão sendo feitas para garantir que todas as comemorações e festividades no país inteiro sejam inesquecíveis! Nós da Avivar trouxemos imagens e acontecimentos dessa semana em toda China para transportar você para esse importante momento!

Crianças fazendo lanternas para o Ano Novo Lunar Chinês em um jardim de infância na China.

Crianças fazendo lanternas em um jardim de infância do distrito de Fushan, em Yantai, província de Shandong, leste da China. Já existiam vestígios da tecnologia com a finalidade de fabricação do papel no país desde pelo menos 105 d.C. durante a Dinastia Han Oriental. Entretanto não se sabe exatamente quando o papel foi usado para lanternas. (Foto de Sun Wentan/Xinhua em 16 de janeiro de 2024)

Turistas durante o período de Chun Yun visitando um parque durante os preparativos para o Ano Novo Chinês.

Turistas durante o período de Chun Yun visitando um parque decorado com instalações de luz na cidade de Nanjing. A cidade tem uma população estimada em 8.5 milhões de pessoas, assim como já foi a capital nacional durante a dinastia Ming! (Foto de Fang Dongxu/Xinhua em 15 de janeiro de 2024)

Um homem comprando decorações para o próximo Festival da Primavera no distrito de Wanzai, cidade de Yichun, província de Jiangxi, leste da China.

Um homem comprando decorações para o próximo Festival da Primavera no distrito de Wanzai, cidade de Yichun, província de Jiangxi, leste da China. (Foto de Deng Longhua/Xinhua em 16 de janeiro de 2024)

As Performances para o Ano Novo Chinês

Voluntários realizam uma apresentação da Ópera de Sichuan no distrito de Dongxing, cidade de Neijiang, Província de Sichuan, sudoeste da China. (Foto de Lan Zitao/Xinhua em 16 de janeiro de 2024)

O canal oficial da Embaixada da China no Brasil tem um vídeo muito interessante retratando uma apresentação de uma Ópera de Sichuan, vale muito a pena conferir! Sem dúvida vale a pena assistir os outros vídeos do canal, definitivamente vai transportar você para uma cultura riquíssima!

Crianças do jardim de infância na cidade de Yichun, província de Jiangxi, leste da China, realizam a Dança do Dragão.

Crianças do jardim de infância na cidade de Yichun, província de Jiangxi, leste da China, realizam a Dança do Dragão. Acredita-se que os dragões possuem qualidades que incluem grande poder, dignidade, fertilidade, sabedoria, por isso são símbolos de sorte e prosperidade. A aparência de um dragão é ao mesmo tempo assustadora e imponente, mas tem uma disposição bondosa e era um emblema para representar a autoridade imperial. Conforme a tradição, os movimentos numa performance simbolizam tradicionalmente o poder e a dignidade do dragão. (Foto de Chen Qihai/Xinhua em 16 de janeiro de 2024)

"</p

Alunos praticando a Dança do Leão, a fim de performarem para o Festival da Primavera, em uma escola no condado de Xintian, na cidade de Yongzhou, província de Hunan, centro da China. (Foto de Liu Guixiong/Xinhua em 15 de janeiro de 2024)

A Dança do Leão chinês é normalmente feita por dois dançarinos, um dos quais manipula a cabeça enquanto o outro opera a parte traseira. Contudo, é diferente da dança do dragão, executada por muitas pessoas que seguram o longo e sinuoso corpo do dragão em bastões. Os movimentos fundamentais dessa dança podem ser encontrados nas artes marciais chinesas e são comumente executados com uma batida vigorosa de tambor.

Conclusão

Templos e construções regionais da China preparados para o Ano Novo Chinês.

Finalmente, nós da Avivar convidamos você a se juntar a nós nesta jornada fascinante de um povo com uma história tão rica! Por isso, esteja pronto para um mergulho nas cores, sabores e alegrias que o ano do Dragão trará. Vamos celebrar juntos este novo capítulo cheio de esperança e prosperidade! 🧧🎆 新年快乐!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima